Exames Agendamento de Tomografia em Porto Alegre

A tecnologia multislice, também conhecida como multidetectores, permite importante redução do tempo do exame, além de maior definição das imagens adquiridas pelo princípio do isotropismo na aquisição. A velocidade na aquisição de imagens trouxe novas aplicações ao estudo, possibilitando explorar áreas até então estudadas por outras tecnologias: identificação e monitoramento de nódulos minúsculos localizados nos pulmões, endoscopia virtual, inclusive com imagens do intestino grosso (cólon), de forma também segmentar, permitindo a identificação de pequenos pólipos.

Um dos maiores benefícios proporcionados pelo aparelho está no campo da angiotomografia (tomografia das artérias coronárias), um exame que vem ganhando espaço na cardiologia por contribuir na identificação de indivíduos que têm maiores probabilidades de sofrer eventos coronarianos e não são portadores dos fatores de risco tradicionais, como hipertensão, diabetes e dislipidemia. Após processamento das imagens, como, por exemplo, do coração, possibilita uma avaliação não apenas anatômica, mas também funcional do órgão
Procedimentos pré-exame:

Tomografia Multislice Abdômen Total
- Após as 20 horas, diluir 20ml de contraste em 800ml de água, tomando aos poucos em mais ou menos 2 horas. Não precisa ser em jejum.
- A partir da meia noite, jejum absoluto.
- No dia do exame, fazer o mesmo procedimento com o contraste, tomando 1 hora antes do exame.
- Trazer exames anteriores.

Tomografia Multislice  com Contraste
- 6 horas de jejum.
- Se o paciente for alérgico, tomar um antialérgico três horas antes.
- Trazer exames anteriores.

Tomografia Multislice  sem Contraste
- Não requer preparação específica. Recomendamos apenas que exames feitos anteriormente sejam trazidos para avaliação do médico.